Explore a nossa seleção de madeiras de alta qualidade, adaptadas a diferentes aplicações na construção e carpintaria.
Descubra as características únicas de cada espécie:
Abeto (Picea Abies)
É uma madeira de crescimento rápido, comum nos climas frios da Europa. É procurada pela sua leveza e resistência, além de ter uma tonalidade clara que a torna ótima para uso interior.
Curiosamente, é a madeira tradicionalmente utilizada para fabricar os violinos Stradivarius devido às suas propriedades acústicas.
Pinho Radiata (Pinus Insignis)
Nativo da Califórnia, o Pinho Radiata adaptou-se facilmente a outras regiões. Esta madeira é versátil e cresce rapidamente, o que a torna uma escolha sustentável. A sua capacidade de absorver tratamentos químicos torna-a ideal para aplicações no exterior.
Pinho Silvestre (Pinus Sylvestris)
Esta é uma das espécies de pinheiro com maior distribuição no mundo. Devido à sua cor avermelhada inconfundível, o Pinho Silvestre é muito utilizado no setor da construção pela Europa. Por ser uma madeira bastante resinosa, é naturalmente resistente.
Pinus Pinaster
Originária do Mediterrâneo, esta madeira é utilizada tanto na construção como na produção de resina. A sua elevada densidade torna-a ideal para vigas e pilares.
Douglas Fir (Pseudotsuga Menziesii)
Oriundo da América do Norte, o Douglas Fir é conhecido pela alta resistência e leveza. É frequentemente utilizado em construções náuticas.
Cryptomeria Japonica
Também conhecido como “cedro japonês”, é muito popular no Japão pela sua resistência à humidade e é frequentemente utilizado em templos e construções tradicionais Tem um aroma agradável que repele naturalmente os insetos.
Trabalhamos com madeira maciça e lamelada, o que nos permite oferecer soluções versáteis para diferentes necessidades.
Madeiras maciças
Como o nome indica, é feita a partir de troços inteiros de madeira sem a adição de fibras, colas ou outros materiais. Por isso, é um dos materiais mais resistentes que pode existir.
Seca rapidamente e permite bons acabamentos, o que a torna ideal tanto para o interior como para o exterior. Além disso, é apta na carpintaria (mobiliário) e também na construção (estruturas).
As vantagens deste material são a sua versatilidade e a grande variedade de secções (vigas, ripas, tábuas, vigas).
Madeiras lameladas
A madeira lamelada colada é um material tecnologicamente avançado para a construção de estruturas que consiste em folhas de madeira coladas umas às outras.
É resistente, pois tem uma relação resistência/peso 1,3 vezes superior à do aço e 10 vezes superior à do betão. Por ser extremamente versátil, torna-se ideal para a construção de grandes estruturas.
As vantagens deste material são a textura uniforme, alta estabilidade dimensional, ser ecológico e a elevada resistência mecânica à flexão, compressão, tração e corte.
Na PORTILAME a madeira é a nossa grande matéria prima, e para isso, é necessário tratá-la da melhor forma.
Saiba mais sobre como tratamos as nossas madeiras.