A Igreja Oikumen foi projetada na Indonésia, pela TSDS Interior Architect, como resposta à urgência de facultar um local de culto à comunidade local e aos trabalhadores de uma plantação de borracha em Sajau.
Este projeto foi concebido como parte do programa de RSE (Responsabilidade Social Corporativa) do PT. KMS, uma empresa que trabalha no campo da plantação, com a exigência de que na sua construção fosse utilizada apenas madeira proveniente da indústria florestal local – madeira de Bangkirai, Kapur, Meranti e Rimba.
O grande desafio do estúdio de arquitetura prendeu-se em utilizar um só material como criador de todo o espaço. No entanto, a abordagem da materialidade única criou uma aparência arquitetónica unificada, tornando a madeira uma excelente protagonista de toda a estrutura.
A Igreja foi inspirada pelo formato das casas alongadas tradicionais de Rumah Betang, encontradas na ilha de Bornéu, onde foi construída. É composta por um salão principal e duas salas pequenas atrás do altar, para a serventia do pároco, encimadas por um mezanino que foi pensado para ser utilizado pelos músicos do grupo coral. Também as paredes e o teto da igreja, assim como o mobiliário, são em madeira.
A fachada é feita por uma mistura de madeira Rimba, enquanto no interior foi utilizada a madeira Meranti, visando criar harmonia num ambiente que se exige espiritualmente agradável.
O edifício foi direcionado para a estrada principal e os espaços, organizados considerando a ideia de privacidade, foram alinhados da seguinte maneira: o jardim para receber visitantes, a Igreja para as orações dos fiéis e, por fim, as áreas privadas onde vivem os padres.
Embora o clima local seja extremamente quente, o edifício é independente de refrigeração artificial – teto elevado para incentivar o sistema de ventilação cruzada e envolto por uma passarela coberta, protegida do sol por umas tábuas feitas de madeira Rimba.
A igreja aparece como uma estrutura sustentável e visualmente agradável, que cumpre as tradições e materiais disponíveis na Indonésia, enquanto preserva o meio ambiente.
Fonte: Dezeen e Stirworld