Moderno e sustentável edifício em CLT de três pisos vai ser erguido em Guimarães para acolher alojamento para estudantes
A PORTILAME e a Carmo Wood, empresas concorrentes na construção em madeira, estabeleceram uma parceria estratégica e pioneira que une esforços, recursos e expertise para impulsionar a construção com madeira em edifícios com três ou mais pisos, de forma mais eficiente, rápida e sustentável. Dos vários projetos em estudo, surge a primeira obra que consiste na construção de um edifício de três pisos destinado ao alojamento de estudantes do Ensino Superior, no Parque de Ciência e Tecnologia de Guimarães – Avepark
Juntas pela sustentabilidade da construção em Portugal
As duas empresas decidiram unir esforços, exclusivamente no que respeita à construção com madeira de edifícios em altura.
Como resposta pragmática às necessidades do mercado e utilizando também o “Cross laminated timber” (CLT), maximizam a eficácia operacional, otimizando recursos como conhecimento, experiência e infraestruturas. Esta parceria representa um passo estratégico e pioneiro, rumo à liderança da inovação no setor de construção com madeira em Portugal, oferecendo soluções mais abrangentes capazes de enfrentar quaisquer desafios propostos, até os mais complexos.
“Com a crescente procura por soluções construtivas em madeira, especialmente no que respeita a edifícios em altura, a crise na habitação e a busca por soluções mais sustentáveis na construção, a Carmo Wood e a PORTILAME estão agora bem posicionadas para responder às necessidades específicas do mercado. A abordagem adaptativa às tendências de mercado, a resposta direta a necessidades específicas e o compromisso com a sustentabilidade e eficiência são os pilares dessa colaboração estratégica.”, afirma João Figueiredo, COO e Administrador Carmo Wood.
“Contribuir para a neutralidade carbónica, promovendo a utilização de materiais naturais renováveis, como a madeira, é a nossa obrigação moral para com as próximas gerações. A mudança do paradigma na construção sustenta esta parceria estratégica, assegurando um suporte técnico especializado e consolidado, com o selo de idoneidade que caracteriza estas duas empresas”, afirma Luís Rocha, CEO e Administrador da PORTILAME.