O Centro de Apoio à Prática Desportiva da Praia do Cabedelo, com arquitetura de Branco Cavaleiro Architects e construção PORTILAME, está inserido no Plano de Ordenamento da Orla Costeira de Caminha – Espinho.
A madeira foi o material escolhido para esta obra simples e funcional, mas fundamental para a afirmação dos desportos náuticos, no caso o kitesurf, o windsurf e o surf, em Viana do Castelo.
A estrutura eleva-se do sistema dunar e materializa-se numa construção envolvida num sistema de ripas verticais. A sua implantação é composta por três volumes que recebem funções diferentes e que, simultaneamente, através de diferentes alturas e inclinações, ajudam a proteger da incidência dos ventos nas áreas exteriores.
O primeiro volume, a norte, alberga a zona de bar (apoio mínimo) e esplanada na cobertura; no volume central encontram-se a zona de armazenamento e o posto médico; a sul localiza-se o terceiro volume, com os balneários e zonas de armazenagem.
A obra segue linhas minimalistas e, devido à utilização da madeira, funde-se com a paisagem e respeita a natureza à sua volta.
Fonte: Archdaily